Contratos de Imóveis


Acima ] Cadastros ] Contratos de Imóveis ] Relatórios ] [ Como Usar ] Download ]


OPERAÇÃO

Na abertura do sistema o usuário encontra oQuadro de Opções do LOCADOR_MGT, no retângulo do canto esquerdo superior estão as opções de cadastramento, são 4 Links que acionados abrem as respectivas telas (ao passar o cursor pelos Links no lado direito da tela aparece uma explicação de sua função).

 1.      Ao acionar o Link pela primeira vez é exibida uma mensagem indicando que o formulário de cadastramento se abrira no modo de inclusão.

2.      Posicione o cursor no campo “Tipo de Relacionamento” acione a tecla F2 e escolha a opção pertinente, posicione o cursor no campo “Nome” e digite o nome do Cliente, os outros campos são opcionais (para saber o que preencher nos campos acione a tecla F3), ao finalizar o cadastramento com o cursor acione o Botão  (salvar) na barra de ferramentas  na parte superior do formulário (Veja Nota I OPERAÇÃO abaixo).

3.      Para adicionar um novo Cliente acione o Botão  (novo) na barra de ferramentas na parte superior do formulário, prossiga de acordo com o indicado no item 2 acima.

4.      Para sair deste formulário acione o Botão  (sair) na barra de ferramentas na parte superior do formulário.

o       A seguir devem ser cadastrados os imóveis e atribuídos a seus proprietários, acionando o Link “Cadastro de Imóveis”. O procedimento é semelhante ao do cadastro de pessoas.

o       Finalmente podem ser cadastrados os contratos este formulário esta dividido em 6 ABAs.

o       A seqüência de preenchimento é na mesma ordem das ABAs.

o       Na ABA “Dados do Contrato” abre o formulário onde são indicadas as partes, as datas de inicio e fim do contrato e valor locatício; na ABAS “Imóveis do Contrato” são cadastrados o/os imóveis objeto do contrato; na ABA “Fiadores” do contrato são cadastrados os fiadores se houver.

o       Na ABA “Adendos do Contrato” é indicado o intervalo de tempo em que o valor de locação é uniforme (vide Nota II explicação do ADENDO).

o       Os períodos locatícios (geralmente um mês, pode ser semana, trimestre, etc) são registrados no formulário da ABA “Períodos Locatícios” com indicação da data de vencimento, o valor será gerado automaticamente pelos lançamentos no formulário da próxima ABA “Lançamentos”.

o       Na ABA “Lançamentos” são registrados os valores por categoria a serem debitados ou creditados no período locatício escolhido.

o       A quitação de determinado período é feita no formulário da ABA “Períodos Locatícios”, posicionando o cursor no período a ser quitado e acionando o botão “Quitar Período Selecionado”.

Nota I “OPERAÇÃO

A operação pode ser iniciada por quaisquer opções do quadrante superior esquerdo do “Quadro de Opções do LOCADOR_MGT” e, portanto qualquer formulário aberto dará condições de prosseguir com o cadastramento desejado.(para maiores detalhes veja o Manual do Usuário)

ATENÇÃO IMPORTANTE: Nos formulários existem campos cujo preenchimento é obrigatório, quando o cursor entra num desses campos que esta vazio a movimentação do cursor para fora do campo sem a introdução de dados é impossível.

Para sair desta condição deve ser dado “ENTER” para qualquer opção listada na tela aberta sob o campo em que se encontra o cursor e, a seguir, acionar o botão “FECHAR” na barra de ferramentas ou no menu EDITAR opção FECHAR ou “CTRL + F4” e, quando a janela de diálogo perguntar se “QUER SALVAR A ALTERAÇÃO”, acionar o botão “NÃO”. O formulário se fecha sem gravar a alteração ou inclusão.  

A seqüência de preenchimento de dados inicialmente deveria seguir uma ordem lógica para facilitar a familiarização com o aplicativo.

BARRA DE FERRAMENTAS DE MANIPULAÇÃO DE DADOS

   PROCURA : Exibe formulário para encontrar um registro usando a chave primária da tabela ou o atual índice definido com o botão ORDENAR. Este botão possui recurso de busca inteligente bastando digitar parcialmente o texto para que se abra uma tela como resultado da pesquisa.  

   LISTAR : Exibe uma grade dos registros com recursos de busca inteligente para qualquer coluna selecionada ou ordena os registros da grade.

 ORDENAR : Lista a tabela de índices para seleção da ordem de exibição dos registros.

* IMPRIMIR : Exibe e imprime relatório do registro atual visível na tela.

PRIMEIRO : Mostra o primeiro registro da tabela, definido através das funções ORDENAR e FILTRAR.

ANTERIOR : Mostra o registro anterior ao posicionado na tabela, definido através das funções ORDENAR e FILTRAR.

PRÓXIMO : Mostra o registro seguinte da tabela, através da definição das funções ORDENAR e FILTRAR.

ÚLTIMO : Mostra o último registro da tabela, através da definição das funções ORDENAR e FILTRAR.

 COPIAR : Copia o registro corrente e mostra a cópia para edição.

*EDITAR: Libera o formulário da situação de consulta permitindo a alteração dos conteúdos dos campos do formulário.

 DELETAR : Deleta (apaga) o registro corrente de uma tabela, forçando a Integridade Relacional.

 SALVAR e CRIAR NOVO : Após entrar com um novo registro, clicar neste botão para salvar o registro e adicionar um registro em branco.

 CANCELAR : Cancela os dados da inclusão, edição ou cópia e interrompe (aborta) uma operação de inclusão, edição ou cópia.

TECLAS F1 ... F12

F1 : Abre a ajuda do LOCADOR_MGT.

F2 : Picklist - Nos campos cujo preenchimento esta automatizado esta tecla abre a lista de opções existentes.

F3 : Ajuda campo a campo, pressionando a tecla F3 com o cursor posicionado em um determinado campo, irá abrir uma tela com informações sobre o campo e como preenchê-lo.

Nota II “ADENDO”

A idéia central do “ADENDO” é de servir de articulador entre o “CONTRATO” e os “PERÍODOS LOCATÍCIOS”.

Assim um contrato tem no mínimo um “ADENDO”, neste caso é um espelho do próprio “CONTRATO”.

No caso de contrato de locação por 3 anos com previsão de atualização anual do valor de locação serão criados ao longo da vida do contrato 3 “ADENDOS” um para cada ano.

Se existir no contrato provisão de período de carência de pagamento de aluguel seu controle é feito por um “ADENDO” que indica o inicio e fim da carência.

Os “ADENDOS” servem para registrar e controlar a evolução da vida do contrato com os respectivos históricos.

Numa visão hierárquica:

o       Ao “CONTRATO” se subordinam os “ADENDOS”;

o       Ao “ADENDO” se subordinam os “PERÍODOS LOCATÍCIOS”,

o       Ao “PERÍODO LOCATÍCIO” se subordinam os “LANÇAMENTOS”.